Artigo: Os turistas e os feriados

Valmir Zanetti
Diretor executivo do Empório Vila Germânica

No período entre Natal e Ano Novo, estar de férias em Blumenau e tentar aproveitar para experimentar algo diferente em uma refeição ou então receber amigos e fazê-los conhecer a cidade turística foi tarefa desafiadora. Ao andar pela cidade, via-se portas fechadas e carros em baixa velocidade procurando onde parar. Em compensação, nos estabelecimentos localizados no Parque Vila Germânica, a movimentação de pessoas triplicou de um ano para o outro.

Por aqui, alguns empreendimentos que não tinham autorização para manter funcionários nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, motivado pelo acordo com sindicato, fizeram um revezamento para dar alguma folga aos funcionários e, ao mesmo tempo, atender ao público. Os turistas vieram de diversos lugares e chegaram em ônibus lotados, carros (já que estamos próximos ao litoral) e mesmo com grupos fechados, que vieram com os navios de cruzeiros.

Repetimos diversos pedidos de desculpas a clientes que demoraram para serem atendidos por causa do grande movimento. A compreensão somava-se à gratidão, e muitos respondiam apenas que estavam felizes por terem encontrado algum lugar aberto.

Acredito que uma andorinha só não faz verão. E se apenas os esforços em um local ou em um grupo de lojistas forem contabilizados, estaremos ainda mais distantes de aproveitarmos o nosso potencial turístico o ano inteiro.

As milhares de pessoas que assistiram ao espetáculo de fogos na Avenida Beira-Rio são apenas mais uma demonstração do que quem manteve seu comércio aberto já sabia: Blumenau não é mais uma cidade industrial, que funciona de segunda à sexta-feira e tira férias coletivas no final do ano. Acredito que atender ao público neste período não seja apenas um sinal de inteligência de mercado, mas também uma questão de respeito com o blumenauense (que nos prestigia o ano inteiro) e com o turista, que precisa ser bem tratado se quisermos que volte.

Os serviços crescem cada dia mais na região e o Brasil vive seu melhor momento no turismo. Será que estamos nos preparando para os que nos visitarem durante a Copa do Mundo ou as Olimpíadas?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s